Segredos do Patchwork: Descubras os Truques e Dicas de Especialistas

Patchwork sem Segredos ou Segredos do Patchwork? Não importa, já sabemos que o resultado será um só, peças e trabalhos lindos e maravilhosos que encantam todos que veem.

É certo que cada peça de patch-work tem a sua particularidade e o seu modo de ser criado – certo? Mas é claro que, apesar de algumas regras específicas, cada costureira pode se inspirar e criar sua arte com seu jeito imprimindo e sua personalidade como em um quadro de pintura.

Será que existem muitos segredos no mundo do patchwork?

Que tal descobrir agora? Nesse artigo nós preparamos especialmente para vocês muitas dicas relacionadas com esses tais patchowrk sem segredos.

segredos do patchwork sem segredos

Patchwork sem segredos, está é a base da arte conhecida por emendar retalhos e costura em tecidos com o objetivo de criar peças novas como: uma camiseta, bolsas, uma colcha, um sofá, um vestido, utensílios de decoração para cozinha, roupinhas para bebês e até porta documentos, as possibilidades são inúmeras.

Para fazer patchwork, um dos segredos está primeiramente no amor, tem que ser apaixonado e ter dedicação suficiente para construir peças lindas com a costura de retalhinhos.

Tipos de trabalhos no Patchwork sem Segredos

O Patchwork esconde vários segredos, assim como um mago não conta a receita de sua magia, em geral, boas artesãs da arte de emendar retalhos também o fazem. Mas, felizmente uma hora ou outra alguém que sabe muito resolve abri o jogo e revelar um pouco desses segredos.

Um deles que você precisa saber é como funciona as diversas técnicas empregadas e os muitos tipos de patch que são possíveis ser trabalhados com cada cor e tecido.

Para quem ainda está pensando em iniciar nesse tipo de artesanato, precisa saber de ante-mão que as técnicas básicas são:

  • Crazy quilt
  • Seminole
  • Tradicional
  • Water color
  • Tridimensional
  • Favo de abelha
  • Foundation ou Paper piecing.

Material e tecido

De acordo com as especialistas em patchwork e quilting, outro segredo muito importante para que o trabalho com retalhos fique perfeito, está em como escolher tecidos para o patchwork que combinem uns com os outros.

Elas aconselham trabalhar sempre com tecidos 100% algodão. Por que? Esse tipo de tecido é o único que proporciona estabilidade e qualidade nos trabalhos que envolvem patch.

Em geral os tecidos precisam ser preparados antes de executar as costuras, o legal é que muitas empresas hoje em dia já enviam tecidos pré-encolhidos e combinados.

Lembre-se que essa arte é a sua criação e a inspiração está em primeiro lugar, sendo assim, a liberdade na escolha das cores dos tecidos é livre. Juntar listrados, xadrez, estampados ou lisos, fique a vontade para escolher, o importante é deixar a sua imaginação e criatividade fluírem naturalmente.

Riscos e moldes

Para quem quer fazer um trabalho precioso, bonito ou sofisticado em patchwork, dê mais atenção aos detalhes e faça precisamente os riscos e moldes escolhidos, esse é definitivamente mais um dos segredos do patchwork.

segredos do patchwork sem segredos quanto custa

Procure organizar seus moldes e projetos em uma parte, pois é muito comum precisarmos repetir alguns projetos. A organização é outro aspecto importante dentro do trabalho de patchwork.

Arte como terapia e harmonia

Hoje em dia a procura por esse tipo de artesanato é crescente, existem diversas pessoas que aderem às técnicas de patchwork com o intuito de encontrar uma atividade que proporcionasse prazer e terapia ocupacional, fugindo assim um pouco de stress diários e chatices cotidianas.

Pois é, já está comprovado que criar e desenvolver artesanatos abaixa os níveis de estresse, trás qualidade de vida auxiliando as pessoas a terem uma vida mais tranquila, ou seja, uma vida melhor e mais feliz.

Se você esta pensando em se tornar uma iniciante em patchwork, desenvolva seu lado artístico e criativo absorvendo informações relevantes. Sempre há tempo para começar algo novo!

Importância da capacitação

Em qualquer tipo de atividade que nos dedicamos, sempre é importante buscarmos novos conhecimentos e técnicas para aprimorar aquilo que já sabemos. Com o patchwork isso não é diferente, tanto que as técnicas foram se desenvolvendo e evoluíram muito ao longo dos tempos, em outro post conto a “história do patchwork”.

Para buscar sua capacitação e inspiração, assista vídeo-aulas, faça cursos ou mini cursos profissionalizantes, acompanhe esse blog, leia revistas que falem sobre o mercado, suas técnicas e converse com outras meninas para você saver como começar fazer patchwork.

Viu como pode ser fácil descobrir algumas coisas sobre o patchwork sem segredos?

Quer saber mais?

Deixe sua opinião nos comentários ou faça parte da nossa lista para receber informações de todas a  novidade do mundo do patchwork.

3 Comentários on "Segredos do Patchwork: Descubras os Truques e Dicas de Especialistas"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *