Como escolher Tecidos para Patchwork e Quilt com combinações perfeitas

Como escolher tecidos para patchwork e quilting? Essa pergunta vale pelo menos 100 mil reais. É mais que normal esse tipo de curiosidade, aqui no site recebemos muitas perguntas sobre como montar combinações de tecidos, tanto em trabalhos com patchwork quanto em peças atesanais que envolvem a combinação de tecidos.

Não existe uma fórmula exata para isso a não ser o dica do segredo do patchwork: Ouse!

Escolha seus tecidos para diferentes projetos. Quando um trabalho em patchwork fica muito bonito, perguntamos para nós mesmos – como ele(a) conseguiu combinar tão bem essas cores? – Claro que podemos pensar… “a pessoa simplesmente tem um talento especial para escolher e colocar os tecido em harmonia das cores”.

Então eu pensei, vou compartilhar algumas dicas e truques que conheço para escolher e combinar tecidos para qualquer tipo de trabalho artesanal com estampas diversificadas e cores.

Como escolher Tecidos para Patchwork e Quilting

Combinação com Regra de Três

Ao selecionar tecidos para patchwork para começar um novo projeto, o mais prático a princípio é escolher grupos de três. Pode ser três cores, ou três tecidos que produzem um tema, veja a foto acima, temos um floral, o impressionante vermelho com bolinhas e o xadrez contrastando com o floral e o poá, linda combinação.

A combinação pode ser feita de várias formas: o floral, listras, xadrez e cores sólidas sempre irão funcionar desde que realizados com coerência e de preferencia seguindo o estudo de cores, em outro post falo disto.

Três estampas, cores ou padrões diferentes ficam bem em quase todos os trabalhos em patchwork e artesanatos em geral, quer seja uma colcha de retalhos, toalha de mesa, jogo americano ou peças de roupas. Já em uma peça de roupa como uma camisa por exemplo, você pode usar apenas dois padrões de tecidos e, usar botões como terceira combinação.

Como escolher Tecidos para Patchwork e Quilt

Combinação de tecidos para patchwork sólidos e brancos

Loja de tecidos não é o lugar que a maioria das pessoas queiram passar um tempo, mas quem trabalha com retalhos, especificamente patchwork e mesmo achando um pouco chato, é lugar obrigatório.

Tecidos florais possuem um visual encantador, os geométricos, os estampados, listrados e mesmo os de cores sólidas são muito importantes para qualquer trabalho com algodões ou outro tipo de tecido.

O interessante é que existem diversas lojas de tecidos de todos os portes que oferecem padrões espetaculares e atualmente tem havido uma crescente procura por lojas especializadas, as estampas e padronagens tem se tornado cada dia mais modernas. Apesar do patchwork moderno ser bem dinâmico, o uso em trabalhos com retalhos ainda possui maior parte feito por cores sólidas.

O branco é uma cor padrão e básica, é uma boa ideia ter uma quantidade razoável de metragens, pode salvar a pátria em caso de uma necessidade.

O branco serve como fundo ou background para qualquer trabalho. Também pode ser útil a aquisição de uma pequena quantidade de tecido na cor creme, muitos dos tecidos possuem um fundo ou base na cor creme.

Como escolher Tecidos para Patchwork

Combinação com bolinhas são fundamentais.

tecidos para patchwork com bolinhas, os mais antigos chamam de poá, usando essa combinação dificilmente alguma coisa pode dar errado – se bem combinadas claro! Elas possuem impressões infinitas, variadas e combinam com tudo, até com listrado. Tecidos com bolinhas são os meus padrões preferidos e posso até apostar que são os mais usados em trabalhos artesanais com tecidos e retalhos.

Porque os tecidos com bolinhas são bons? Eles são em geral direcionais, isso os torna muito práticos. Normalmente o tamanho pequeno combina bem em todos os projetos, mas, é possível encontrar tecidos com bolinhas de todos os tamanhos, nesse caso depende do gosto de cada artesão ou do seus compradores.

Construa a sua série de composições.

Ditsy – O que é? É um padrão com escalas pequenas e aleatória, o padrão não é linear ou geométrica. Entendeu??? Na figura abaixo, o tecido rosa com as coroas de flores vermelhas seria considerado uma estampa ditsy. Vale lembrar que ao trabalhar com estampas com grandes escalas, eles muitas vezes irão se tornar mais relevantes no  projeto.

Combinações de menor escala também são uma ótima forma para caracterizar cor sem usar um tecido de cor sólido.

Como selecionar Tecidos para Patchwork

Compras de tecidos – Escreva uma lista com as características

Impulsivamente ao ir a uma loja dá vontade de comprar todos os tecidos que vemos no balcão, se for na loja local então, pronto! Mas há algumas armadilhas nessa atitude que não podemos cair de jeito nenhum.

Estampas? Eu particularmente amo tecidos com estampas pequenas, com cores fortes, floridos com uma pegada romântica mais menininha, com design miúdo e que sejam graciosos.

Quando preciso de tecidos para patchwork, eu sempre compro padronagens do meu gosto, para combinações especificas, com exeções para trabalhos exclusivos, porque estavam visíveis e chamou a minha atenção ou porque esta na moda claro.

O problema de comprar porque gosto é que ao tentar encontrar uma combinação legal, descubro que não tenho nada no ateliê que combine para coordenar com os novos tecidos, ou porque alguns tem estampas grandes demais para encaixar em trabalhos de patchwork com padrões menores.

combinacao_tecidos_artesanatos_patchwork_04

Você acha que escrever uma lista de compras parece óbvio? Mas você sabe que é muito fácil se distrair e sair da loja com uma sacola cheia de tecido e retalhos esquecendo completamente os itens que teria que comprar com prioridade!

Copiar seus favoritos!

Creio que se você chegou até aqui é porque gosta de ler e você provavelmente acompanha alguns blogs de costura, patchwork, artesanato e provavelmente usa Instagram, Pinterest e algumas páginas do Facebook para obter a sua inspiração – certo?.

Enfim… todos os dias vejo coisas que gosto na internet, colo e copio no meu bloco de notas – qual o mal nisto? Amo coisas legais e você deve ser como eu! Depois tento fazer igual.

Procuro estar sempre inspirada por diferentes combinações de tecidos e estampas que eu vejo em outros blogs, algumas revistas e estou certa de que isso contribuiu para o aperfeiçoamento do meu estilo. Pode ser legal você ver algumas dicas de patchwork para você aplicar no seu ateliê de costura.

E você, é experiente em patchwork ou quilt?

É iniciante ou quer começar aprender a costurar com retalhos?

Você ama tecidos para patchwork e artesanato faz você se sentir feliz e quer testar sua criatividade?

Se sim, deixo uma dica aqui em baixo para você começar sua jornada.

1 comentário on "Como escolher Tecidos para Patchwork e Quilt com combinações perfeitas"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *