5 Dicas de Patchwork para Você aplicar no seu Ateliê de Costura

Dicas de Patchwork – Trabalhar com a arte dos retalhos, em geral é sempre uma boa oportunidade para deixar a mente fluir e criar objetos que chamem a atenção das pessoas, mas não é só isso, para quem usa o patchwork como uma forma de renda, receber um feedback com dicas e sugestões para aprimorar o trabalho é sempre muito importante.

Técnicas e Dicas de Patchwork para praticar

Se você está pensando em começar no mundo fantástico do patchwork, uma das primeiras dicas é, antes de colocar a mão na massa, reserve um tempo para conhecer a teoria de cada uma das técnicas, como:

  • O modo de colocar a agulha na máquina de costura
  • Fazer a preparação do tecido para iniciar o trabalho
  • Quais os tipos de cortes e equipamentos usados na técnica, entre outros.

5 Dicas de Patchwork para Você aplicar

Uma boa ideia para começar a se inspirar é assistir alguns vídeos tutoriais no youtube, por falar nisto, nesse post: como escolher tecidos para patchwork para combinações perfeitas você vai encontrar dicas de patchwork bem legais para quem esta iniciando.

Outra coisa boa é se informar sempre sobre como trabalhar com retalhos de variadas formas, como utilizar as técnicas de forma mais produtiva e eficaz ou ainda, para queimar logo a ponte – fazer cursos de patchwork – quanto mais conhecimento mais profissional e bonito irão ficar seus trabalhos.

Confira as 5 dicas de patchwork

1 – Aprimorando o pé de máquina

Para quem está começando no patchwork e ainda não consegue costurar o chamado pé de máquina, uma boa dica é comprar um imã para trabalhar com ele encostado no calçador. Essa é a melhor maneira para deixar o seu trabalho primoroso e ainda chamar a atenção dos clientes com a perfeição.

2 – Régua no calçador

Esse segredo do patchwork não é algo assim que ninguém saiba, no entanto para quem costura com máquina e principalmente para quem está começando a costurar patchwork, nem sempre é fácil fazer uma reta na costura seguindo-a com exatidão, as vezes é meio complicado mesmo! Mas sabia que colocar uma régua junto ao calçador auxilia no trabalho com a máquina de costura? Que tal isso?

Da próxima vez que for costurar, experimente essa dica e depois nos conta como foi a experiência, ok!

3 – Cuidado com a placa de corte

Muitos nem imaginam, mas quem trabalha com costuras, patchwork e quilt precisa hidratar a placa de corte. Isso é necessário, as placas de corte precisam de um pouco de umidade para deixar o trabalho e o corte mais fácil de ser realizado, as lâminas correm com muito mais facilidade.

Dica: você pode cuidar da sua placa de corte colocando-a em um pote com água e ¼ xícara de vinagre branco. Deixe de molho por aproximadamente 20 minutos, pronto!

Para tirar a solução da placa, limpe com pincel ou escova macia e um pouco de sabão para que o cheiro do vinagre não fique empreguinado no seu material de trabalho, nesse caso a placa de corte. Para secar, utilize um pano seco, prefira não colocar diretamente no sol.

4 – Riscando os tecidos

Se você é daquelas que usa muito a lâmina do seu cortador circular, nem precisa trocar por outra. Que tal fazer uma visitinha na casa de materiais de construção para comprar uma lixa 400, aquela bem fina, que costumam chamar de lixa d’água. É só pedir no balcão que certamente o atendente vai te apresentar qual é a lixa.

O cortador circular é indispensável, precisa estar bem afiado senão ao cortar o tecido ele não irá sair do lugar com facilidade.

5 – Guardando corretamente suas fitas métricas

Quem costura ou trabalha com patchwork tem uma fiel escudeira chamada fita métrica. Como você guarda a sua fita métrica? A maioria das pessoas tem o costume de enrolar toda a fita e guardar.

Mas essa não é a melhor forma, pois isso pode alterar as medidas! Pois é! Se você tem um ateliê em casa, ou algum cantinho onde faz os seus trabalhos de patchwork, deixe um espaço para poder pendurar as fitas, sem a necessidade de enrolar.

Bom, essas foram as minhas 5 dicas de patchwork, são simples mas podem ajudar muito você em um momento qualquer.

Boa sorte e Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *